No Dia da Indústria, presidente da Fiesp diz que juros precisam baixar para o crescimento da economia

Portal Plantão Brasil
25/5/2023 11:22

No Dia da Indústria, presidente da Fiesp diz que juros precisam baixar para o crescimento da economia

0 0 0 0

633 visitas - Fonte: Metrópoles

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, voltou a criticar a alta taxa básica de juros da economia brasileira, hoje em 13,75% ao ano.

Em discurso na abertura de um seminário promovido pela Fiesp nesta quinta-feira (25/5) para celebrar o Dia da Indústria, Josué disse que a redução da Selic é necessária para fomentar o crescimento da economia.

“Nós precisamos trabalhar para que esse regime de juros que prevalece no Brasil seja finalmente colocado no espelho retrovisor da nossa história”, afirmou o líder industrial.

Ao comentar os subsídios à indústria anunciados um pouco antes pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, Josué disse que só é possível diminui-los ou até mesmo cortá-los caso os juros caiam.

“Na medida em que praticarmos taxas de juros civilizadas e compatíveis com os países com os quais nós competimos, esses subsídios perdem o propósito e não precisam ser tão grandes ou nem sequer precisam existir”, observou.

Segundo o presidente da Fiesp, o Brasil precisa “corrigir a macroeconomia” e “praticar políticas industriais ativas, como os outros países estão praticando”.

“A indústria, entre 1940 e 1980, alavancou o crescimento nacional. A nossa economia foi catapultada para o grupo das dez maiores economias do mundo. Mas sabemos que aquele modelo já não cabe mais no mundo atual”, prosseguiu Josué. “A neoindustrialização envolve uma indústria digitalizada, baseada em tecnologia e inovação, descarbonizada e integrada às cadeias globais de valor.”



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians