Lula demite 10 militares, depois de mudanças em cargos de liderança das Forças Armadas

Portal Plantão Brasil
25/5/2023 14:52

Lula demite 10 militares, depois de mudanças em cargos de liderança das Forças Armadas

0 0 0 0

792 visitas - Fonte: DCM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou diversas mudanças em cargos de liderança que envolvem as Forças Armadas. Lula demitiu o general Marcelo Lorenzini Zucco, irmão do deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), presidente da CPI do MST. Ele era Comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Selva.

A demissão foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (25), com outras nove trocas de militares de alta patente que ocupavam cargos no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre as alterações, estão dois generais que foram exonerados o Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

As substituições fazem parte de um pacote de medidas tomadas pelo governo em reação aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Além de Lula, o ministro da Defesa, José Múcio assinou o decreto.

Confira a lista de mudanças a seguir:

O general Marcelo Lorenzini Zucco foi exonerado do cargo de Comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Selva, passando a ser adido ao Comando Militar do Sul.

O general Ricardo José Nigri, que já foi o número 2 do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), foi nomeado chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do Departamento de Ciência e Tecnologia.

O general Marcelo Goñes Sabbá de Alencar, que foi recentemente exonerado do GSI, foi nomeado 2º Subchefe do Estado-Maior do Exército.

O general do Exército Eduardo Antonio Fernandes deixa o cargo de comandante logístico para ser conselheiro militar na Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York, por dois anos.

O brigadeiro Max Cintra Moreira foi nomeado como chefe do Escritório de Governança Executiva do Estado-Maior da Aeronáutica.

O brigadeiro Márlio Concidera Estebanez foi nomeado chefe e do Centro de Gestão Estratégica do Comando de Defesa Cibernética, deixando a chefia do Escritório de Governança Executiva do Estado-Maior da Aeronáutica.

O general Paulo Sergio Reis Filho foi transferido do cargo de chefe do Centro de Defesa Cibernética para ser comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.

O general Paulo Edson Santa Barba, que era chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, passa a ser comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, que tem sede em Roraima.

O general Mario Eduardo Moura Sassone se torna o novo chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, deixando a chefia do Centro de Coordenação de Operações do mesmo Comando.

O general Luís Carlos Soares é o novo chefe do Centro de Defesa Cibernética. Antes, ele era chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do Departamento de Ciência e Tecnologia.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians