Funcionários da Abin desaprovam a mudança para o GSI e fazem nota de protesto

Portal Plantão Brasil
25/5/2023 17:56

Funcionários da Abin desaprovam a mudança para o GSI e fazem nota de protesto

0 0 0 0

283 visitas - Fonte: Portal Fórum

O deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL), relator da MP dos Ministérios, que reorganiza a esplanada ministerial, anunciou a mudança da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do Ministério da Casa Civil para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), de comando militar.

A Abin esteve sob comando militar do GSI até a gestão Cappelli. Recentemente, o governo Lula enviou o órgão de inteligência para o comando do ministro Rui Costa (PT), que comanda a Casa Civil.

Após a decisão de Bulhões, a União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (INTELIS), que reúne os profissionais do órgão, emitiram uma nota contrariando a decisão do deputado.

A INTELIS "recebe com perplexidade o resultado das discussões no CN" e afirmam que a Abin "ser e permanecer um órgão integrado à Casa Civil" é uma "conquista histórica e justa, defenidade e aplaudida pelos profissionais de inteligência".

Confira a nota na íntegra:



Anteriormente, a organização já havia celebrado sua aglutinação no Ministério da Casa Civil. "Em nome da lealdade à nossa missão institucional, não podemos esquecer o recente histórico: as quatro ocasiões em que a Abin foi dirigida por quadros estranhos à área da inteligência de Estado foram marcadas por crises ou desvios de atribuição. As demonstrações reiteradas do Poder Executivo de compromisso com o Estado de Direito e a segurança da sociedade brasileira nos trazem confiança de que os erros do passado não se repetirão", afirma.

"A recente realocação da Abin na Casa Civil da Presidência da República revela, ainda, o desejo de elevar a Inteligência a outro patamar no aparato do Estado. Felicitamos novamente o governo pela importante mudança", afirmou o órgão em recente nota.

A Abin possui a capacidade de inteligência e contrainteligência brasileira, identificando ameaças à segurança institucional do Brasil, e é considerado um órgão extremamente sensível para questões estratégicas.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians