Vídeo: Lula anuncia que Belém sediará a COP 30, maior evento climático do mundo

Portal Plantão Brasil
26/5/2023 18:52

Vídeo: Lula anuncia que Belém sediará a COP 30, maior evento climático do mundo

0 0 0 0

502 visitas - Fonte: Portal Fórum

O Governo Lula anunciou nesta sexta-feira (26) que a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) será realizada em Belém, no estado do Pará. A reunião está programada para ocorrer em 2025. Será a primeira vez que uma cidade na região amazônica sediará o encontro.

O anúncio foi feito por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, no qual o presidente Lula (PT) aparece ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Na gravação, o presidente Lula comenta que essa é uma notícia excepcional para o povo do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil como um todo.

"Já participei de COPs no Egito, em Paris, em Copenhague, e todos falam apenas da Amazônia, somente da Amazônia. Eu sempre disse: ’Por que não fazer a COP em um estado da Amazônia para que todos possam conhecer de perto a Amazônia? Verem os rios, as florestas, a fauna amazônica’", disse Lula.

A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e trata de alternativas para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.

Segundo Mauro Vieira, a realização da reunião no Pará foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na semana passada.

"Eu queria confirmar que as Nações Unidas aprovaram, no último dia 18 de maio, a realização da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025. Será a COP 30, proposta do presidente Lula ainda como presidente eleito [...] Essa é uma grande notícia. Será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança do clima no Brasil e na cidade de Belém", declarou Vieira.

Já o governador Helder Barbalho disse que a realização do evento "aumenta nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e o respeito ao meio ambiente".

Negociações

O Brasil seria a sede da COP 25, em 2019, o que não ocorreu. Em 2018, o então presidente eleito Jair Bolsonaro teria pressionado o presidente Michel Temer a abrir mão de receber a conferência.

À época, Bolsonaro disse que o evento geraria um custo de mais de R$ 500 milhões ao país. A posição do ex-presidente foi criticada por especialistas, o que se tornou rotina ao longo do governo, já que o desmatamento disparou, em especial na Amazônia.

Em 2019, a COP 25 acabou sendo realizada em Madri, na Espanha.

Desde a campanha presidencial do ano passado, o então candidato Lula defendia a realização do encontro no país. Em janeiro, o presidente anunciou a escolha de Belém como a candidata do Brasil a sede.

A COP 28, marcada para o fim deste ano, será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. Já a COP 29, no ano que vem, ainda não tem local definido. Austrália e Bulgária apresentaram candidaturas para sediar o evento.

Assista:



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians