Lula em 5 meses supera Bolsonaro: 31 chefes de Estado e agenda internacional em ascensão

Portal Plantão Brasil
29/5/2023 11:09

Lula em 5 meses supera Bolsonaro: 31 chefes de Estado e agenda internacional em ascensão

0 0 0 0

2010 visitas - Fonte: Brasil247

Detentor de prestígio internacional, o presidente já passou por nove países em três continentes e tem mais encontros na agenda

Detentor de grande prestígio internacional, o presidente Lula (PT), em cinco meses à frente do Executivo federal, se encontrou com o mesmo número de Estado que Jair Bolsonaro (PL) em quatro anos de governo. Segundo levantamento do jornal O Globo, o ex-mandatário se reuniu com presidentes de 31 países.

Até o momento, Lula já falou com 30 chefes de estado, mas se encontra nesta segunda-feira (29) com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e se reúne nesta terça-feira (30) com líderes dos 12 países da América do Sul, em cúpula que acontecerá em Brasília.

Desde a campanha eleitoral, Lula reforça a necessidade de recuperar a imagem do Brasil no exterior, destruída por Bolsonaro, principalmente por sua atuação negacionista frente à pandemia de Covid-19 e por sua postura retrógrada em relação ao meio ambiente e às causas climáticas.

Em cinco meses, Lula já passou por nove países em três continentes. Ele visitou os Estados Unidos e a China, por exemplo, e angariou apoios para o Fundo Amazônia. O presidente também deu prioridade à América Latina, buscando reconstruir laços com os países vizinhos.

Assunto recorrente durante as agendas internacionais de Lula, o presidente propõe a criação de um clube de países neutros que possam negociar o fim da guerra junto à Rússia e à Ucrânia. Russos e ucranianos travam um conflito desde fevereiro de 2022.

Na agenda de Lula para os próximos meses constam uma cúpula na Bélgica entre os membros da União Europeia e da Celac, em julho, e em Durban, na África do Sul, uma reunião dos Brics — grupo que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Nesta ocasião, o presidente deverá visitar também outros países do continente africano. Ainda em agosto ocorrerá a primeira reunião de países amazônicos em Belém (PA).


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians