Indicado por Bolsonaro, Kássio Nunes vota contra inelegibilidade

Portal Plantão Brasil
30/6/2023 15:42

Indicado por Bolsonaro, Kássio Nunes vota contra inelegibilidade

0 0 0 0

471 visitas - Fonte: O Globo

Indicado por Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Kassio Nunes Marques votou pela absolvição do ex-presidente por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Logo no início da leitura de seu voto, o magistrado pontuou que o sistema eleitoral brasileiro é o "mais avançado do mundo". Até o momento, o placar da Corte está 5 x 1 pela inelegibilidade de Bolsonaro.

— O voto eletrônico, que como sabemos vai muito além da urna eletrônica, é a experiência mais bem-sucedida e executada por todo o Judiciário brasileiro — disse Nunes Marques. — Ouso e me orgulho a dizer que, no tocante à recepção, apuração e divulgação de votos, nosso sistema é o mais avançado do mundo.

Nunes Marques também comparou o sistema brasileiro com o americano, lembrando que nos Estados Unidos há "tormentoso debate" sobre as regras eleitorais, que variam entre os estados e é disputa de imbróglios constantes entre democratas e republicanos.

— Não está em julgamento simpatia política com qualquer dos candidatos, mas a materialidade dos fatos — afirmou o ministro, durante a leitura do voto.

O magistrado reconheceu os ataques do ex-presidente à Justiça Eleitoral, mas destacou em seu voto que a reunião com embaixadores não configura gravidade o bastante para interferir no resultado do pleito:

— Ainda que se considere as informações questionáveis, a reunião com embaixadores não foi capaz de perturbar a regularidade das eleições.

O voto decisivo foi dado pela ministra Cármen Lúcia, que logo no início de seu voto anunciou que vai acompanhar a posição do relator, ministro Benedito Gonçalves, que na terça-feira votou para condenar Bolsonaro. Na quinta-feira quinta, outros dois ministros também já haviam seguido Gonçalves: Floriano Marques e André Ramos Tavares.

Até agora, apenas Raul Araújo votou pela absolvição. Faltam votos de Nunes Marques e Alexandre de Moraes. O tribunal está analisando uma ação apresentada pelo PDT.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians