1077 visitas - Fonte: DCM
A União Europeia fez um aceno ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que está disposta a ceder para chegar a um acordo comercial com o Mercosul ainda neste ano. A informação é da coluna de Roseann Kennedy, do Estadão.
Segundo a avaliação do embaixador do bloco europeu no Brasil, Ignacio Ybáñez, seria ruim para os dois lados jogar fora mais de duas décadas de negociações. “Seria muito ruim tanto para a União Europeia como para o Mercosul, sobretudo para o Brasil. Seria uma pena não chegar a um acordo”, afirmou.
Vale destacar que Lula está na presidência temporária do Mercosul. O petista, no entanto, quer aproveitar as discussões do aditivo de ações de sustentabilidade para incluir outras renegociações, a exemplo das regras que definem as relações dos Estados dos dois blocos com compras públicas dos países.
Apesar da inclusão das compras governamentais no acordo UE-Mercosul ser um ponto criticado por Lula, Ybáñez garantiu que isso não será empecilho para o avanço do acordo.
“Nós vamos ser flexíveis. Para nós, o acordo é muito mais importante do que as compras públicas, que pequenos detalhes que podem se fechar ao final da negociação. O acordo é uma aposta mirando para o futuro e pensamos que as duas partes ganham. Se não ganhamos em tudo, já buscaremos uma certa compensação olhando pra frente”, disse.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.