Encontro de Alckmin com autoridades e empresários sauditas resulta em 25 acordos bilaterais

Portal Plantão Brasil
31/7/2023 18:26

Encontro de Alckmin com autoridades e empresários sauditas resulta em 25 acordos bilaterais

0 0 0 0

843 visitas - Fonte: GGN

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou nesta segunda-feira (31) da abertura do Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Em seu discurso, Alckmin destacou os setores de energia, automobilístico e o de fertilizantes como áreas de interesse mútuo entre os países. “Não tem agricultura sem fertilizantes e a Arábia Saudita é uma importantíssima produtora e exportadora para o Brasil de fertilizantes e podemos fazer crescer ainda mais essa boa parceria”, afirmou o vice-presidente.

Em contrapartida, o também ministro exaltou as oportunidades de investimentos em tecnologia oferecidas pelo País. “Nós temos uma importante reserva de lítio no Brasil e sexta-feira passada fizemos a primeira exportação de lítio verde, carbono zero, pelo porto de Vitória, no Espírito Santo. E temos o desafio de dar o passo mais importante que é a produção da célula e das baterias para os veículos elétricos.”

Acordos bilaterais

O Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita recebeu uma comitiva de 100 empresários e autoridades sauditas, entre eles o ministro de investimento do Reino da Arábia Saudita, Khalid Al Falih.

Na ocasião, empresas de ambos os países assinaram 25 acordos de comércio bilateral nas áreas de minério e agronegócio, além de investimentos. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também compareceu ao evento.

Saia justa

Depois de receber de presente uma estátua de onça de ouro de Falih, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que vai devolver o presente à embaixada da Arábia Saudita, por orientação do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.

O presente poderá ser recebido em outra oportunidade, quando o governo saudita cumprir os trâmites da legislação brasileira.

Confira a íntegra da nota do Ministério da Fazenda:

“Como protocolo, a oferta de presentes a autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado. Por esse motivo, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a devolver a estátua de uma onça, recebida do governo da Arábia Saudita, à embaixada do país em Brasília, o que será prontamente atendido. Caso o governo saudita queira reenviar o presente, será necessário que se cumpra os trâmites exigidos pela legislação brasileira. O ministro Fernando Haddad agradece a visita de Khalid Al-Falih, ministro de Investimentos da Arábia Saudita, em São Paulo, quando teve a oportunidade de explicar pontos do Plano de Transição Ecológica do governo brasileiro e ouvir sobre o interesse a respeito das oportunidades de investimentos que o pacote pode atrair.”



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians