1762 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
Em recente editorial, o jornal O Globo apresentou informações distorcidas sobre os gastos públicos dos governos do PT, acusando o governo Lula de irresponsabilidade fiscal. No entanto, os dados apresentados pelo jornal são contestáveis.
Contrariando o que foi publicado, houve uma significativa redução do endividamento público durante os governos de Lula e Dilma. A dívida líquida, por exemplo, reduziu-se consideravelmente até 2013. O aumento da dívida ocorreu principalmente durante o governo de Michel Temer e se acentuou com Jair Bolsonaro.
O editorial de O Globo também criticou a postura fiscal do PT, alegando que governos que gastam mais do que arrecadam elevam a dívida pública. No entanto, o jornal não mencionou o contexto econômico e político que influenciou a situação fiscal do país nos últimos anos.
Paralelamente a essas críticas, O Globo pressiona pela aprovação do PL 2370/2019, conhecido como "PL da Globo". Se aprovado, o projeto beneficiará grandes grupos de comunicação, prejudicando empresas menores e criadores de conteúdo independentes.
O PL 2370 visa transferir recursos da publicidade digital, que atualmente remunera diversos criadores de conteúdo em plataformas como o YouTube, para grandes conglomerados de comunicação. A proposta é vista como uma maneira de fortalecer monopólios de comunicação em detrimento da mídia independente.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.