1181 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
O Estado do Rio de Janeiro foi elevado de “AA” para “AAA” na classificação de longo prazo da Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco global. A mudança ocorreu devido a uma recalibragem dos critérios da agência, que ajustou a nota da União e, consequentemente, a de alguns estados, incluindo o Rio.
A classificação “AAA” é a mais alta para dívidas com prazos superiores a 12 meses. Em agosto, a Fitch já havia melhorado a classificação de risco do Rio em seu ranking anual.
O governador Cláudio Castro destacou a reestruturação financeira do estado: "Estamos no caminho certo", afirmou. A melhoria na pontuação é resultado da gestão responsável das contas públicas, com destaque para o novo Regime de Recuperação Fiscal, que permite o pagamento da dívida com o Governo Federal e a manutenção dos serviços públicos.
As notas de classificação de risco indicam a capacidade do estado em cumprir compromissos financeiros. Quanto mais alta a nota, melhor é a percepção do mercado sobre a saúde financeira do ente e sua capacidade de pagamento da dívida.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.