Escândalo no SAMU do RS é denunciado, expondo situação trágica para pacientes

Portal Plantão Brasil
28/8/2023 10:15

Escândalo no SAMU do RS é denunciado, expondo situação trágica para pacientes

0 0 0 0

1718 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Uma investigação exclusiva realizada pelo repórter Giovani Grizotti do Fantástico revelou um escândalo na saúde pública. Médicos do SAMU, que atende mais de 200 municípios no Rio Grande do Sul, têm sido flagrados não cumprindo sua carga horária integral e ainda fraudando a escala de plantões.

A denúncia, que se concentra na central do SAMU em Porto Alegre, mostra médicos chegando atrasados e não cumprindo toda a carga horária. Em média, de cada 100 horas que os médicos deveriam trabalhar presencialmente, 60 não eram cumpridas.

Há indícios de que a direção da central de regulação estava ciente das irregularidades e abonava as faltas alegando "problemas na marcação pelo relógio de ponto". Quando alguém liga para o 192, é atendido por um telefonista e depois aguarda um médico regulador para prosseguir no atendimento. Este médico é responsável por acionar o serviço de socorro e indicar o hospital para onde o paciente deve ser levado.

São registradas em média 70 mil ligações por dia, com um tempo médio de espera de mais de 40 minutos entre o início da ligação e a chegada da ambulância, causando um grande prejuízo para a população.

O repórter Grizotti, disfarçado, conseguiu entrar na sala da central telefônica do SAMU e conversou com Cleiton Felix, um enfermeiro que trabalhou no local por 13 anos. Cleiton revelou que, após as 19 horas, havia um revezamento entre os profissionais para cumprir plantões mais curtos. Um ex-operador de rádio também confirmou a situação, indicando que o número reduzido de médicos reguladores nos plantões resultava em atendimentos inadequados.

O Fantástico, com uma câmera escondida, flagrou médicos reguladores não respeitando seus horários de trabalho. Em um caso, um médico chegou cinco horas atrasado e trabalhou apenas quatro horas. Em outro incidente, em 6 de junho, não havia nenhum médico atendendo na central, apesar da escala indicar que deveriam haver 7 médicos. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul informou que criou uma "comissão de sindicância" para investigar as denúncias.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians