1374 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O programa "Brasil Sem Fome" é uma iniciativa ambiciosa que congrega 80 ações distintas de políticas públicas. Desde o início da gestão do presidente Lula, o combate à fome tem sido uma prioridade.
A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, em coletiva de imprensa realizada em Teresina (PI), detalhou as propostas do plano. Ela estava acompanhada de Regina Sousa, secretária estadual da Assistência Social e Cidadania do Piauí, e Luiza Trabuco, coordenadora-geral de Apoio à Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
O Plano "Brasil Sem Fome" foi oficializado pelo presidente Lula e engloba ações e políticas de 24 ministérios, com o objetivo de atingir cerca de 100 metas. O principal objetivo é retirar o Brasil do mapa da fome. O plano é estruturado em três eixos principais:
O primeiro eixo foca no acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania. Ele integra políticas como o reajuste do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a reformulação do Bolsa Família, valorização do salário mínimo, entre outras.
O segundo eixo é voltado para a segurança alimentar e nutricional, promovendo uma alimentação saudável desde a produção até o consumo. Inclui políticas como o Plano Safra da Agricultura Familiar e o combate ao desperdício.
O terceiro eixo visa a mobilização para o combate à fome, incluindo a retomada dos estoques públicos para regular o abastecimento e os preços dos alimentos. Valéria Burity ressaltou a importância de focar nos centros urbanos, onde a insegurança alimentar é mais grave.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.