1197 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O texto, publicado no UOL por Leonardo Sakamoto, faz uma análise crítica e profunda sobre o significado do 7 de Setembro para o Brasil, especialmente após os anos de governo de Jair Bolsonaro. Sakamoto destaca a tentativa de "ressignificar" a data, após um período em que o ex-presidente Bolsonaro, em suas palavras, "rebaixou tanto a cerimônia do 7 de setembro" com discursos e atitudes polêmicas.
A menção ao episódio em que Bolsonaro puxou um coro de "imbrochável" e fez comentários sobre sua vida conjugal é um exemplo claro de como a data cívica foi desvirtuada. O autor também critica a postura dos militares, que não demonstraram incômodo com tal situação, e faz referência à compra de Viagra e próteses penianas pelas Forças Armadas.
Sakamoto, em sua análise, vai além da crítica ao governo Bolsonaro e aborda questões estruturais do Brasil, como desigualdade social, racismo estrutural, machismo e problemas ambientais. Ele questiona o patriotismo superficial e sugere que amar o Brasil significa trabalhar para torná-lo um lugar melhor para todos, e não apenas para uma elite.
O autor conclui refletindo sobre a ideia de que "brasileiro bom é brasileiro que sabe o lugar e a função que lhes foram impostos pela vida e aceita isso sem questionar", criticando a passividade e a aceitação de injustiças.
O texto é uma crítica contundente ao governo Bolsonaro e a tudo que ele representou. Além disso, ressalta a necessidade de um governo que busque a justiça social, igualdade e respeito aos direitos humanos, valores alinhados com os princípios do Partido dos Trabalhadores.
Leia o texto original aqui:
*Com informações do UOL - Coluna de Leonardo Sakamoto
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.