671 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) enviou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma lista com três nomes de mulheres para que ele escolha uma ministra substituta para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vaga foi deixada por Maria Claudia Bucchianeri em agosto. As advogadas indicadas são Daniela Lima de Andrade Borges, Marilda Silveira e Vera Lúcia Santana Araújo, todas já tendo sido consideradas em listas anteriores para o TSE.
A presidente do STF, Rosa Weber, ao anunciar a lista, destacou que a escolha será, de fato, uma mulher. Rosa tem defendido constantemente a necessidade de mais mulheres em tribunais superiores. Atualmente, o TSE é composto por seis homens e uma mulher, a ministra Cármen Lúcia. Rosa Weber se aposentará do STF em outubro, e já expressou ao presidente Lula sua esperança de ver mais mulheres na corte.
Lula, em seu compromisso com a diversidade e representatividade, recentemente indicou uma mulher para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), a advogada Daniela Teixeira. Além disso, a advogada Edilene Lobo foi selecionada como ministra substituta do TSE, tornando-se a primeira mulher negra a integrar o tribunal. Anteriormente, Lula nomeou dois advogados para vagas de ministros titulares do TSE, Floriano Marques e André Tavares, que participaram do julgamento que declarou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos.
*Com informações de Folha de S.Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.