Presidente Lula propõe dois horários para encontro com Zelensky na ONU

Portal Plantão Brasil
17/9/2023 16:13

Presidente Lula propõe dois horários para encontro com Zelensky na ONU

0 0 0 0

1563 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte

O senador Jacques Wagner, líder do governo no Senado, revelou que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, está planejando um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Nova York.

O governo brasileiro propôs dois horários para a reunião, conforme relatado pelo jornal O Globo. A expectativa é que o encontro bilateral aconteça na segunda ou terça-feira, após a abertura da Assembleia-Geral da ONU.

Jacques Wagner faz parte da comitiva oficial que acompanha Lula em sua viagem para Nova York. Além da participação na ONU, estão previstos outros encontros bilaterais, incluindo uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden.

Lula tem defendido a formação de um grupo de países neutros para mediar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. O presidente ucraniano espera uma posição mais firme do Brasil em relação ao Kremlin, embora o Brasil tenha condenado a invasão russa na Ucrânia.

Em um evento anterior, o G7 no Japão, houve uma tentativa de encontro entre Lula e Zelensky, mas não se concretizou. As autoridades ucranianas alegaram demoraram na resposta brasileira, enquanto o Brasil afirmou ter oferecido horários múltiplos para a reunião.

Lula e Zelensky mantiveram uma conversa telefônica em março, onde o presidente ucraniano encontrou Lula para visitar Kiev. Celso Amorim, assessor especial para assuntos internacionais, já visitou tanto Kiev quanto Moscou, reforçando os laços diplomáticos do Brasil com ambos os países.

*Com informações do jornal O Globo*

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians