1905 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
O Brasil tem realizado sucessivos registros em exportações. No entanto, Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vê como desafio ampliar a presença de pequenas e médias empresas no cenário internacional. Em evento em Bauru, São Paulo, Alckmin lançou um núcleo do Peiex, programa da ApexBrasil, que visa qualificar empresas para exportação.
Alckmin ressalta: “A empresa que exporta evolui, avança. Estamos batendo recordes, mas queremos mais PMEs exportando”. O programa, em parceria com o Athon Ensino Superior, já atua em 21 estados e 57 municípios, envolve a preparação segura para exportações.
O vice-presidente também destacou medidas de governo para transferência do comércio exterior, como as licenças flexíveis, e a importância da descarbonização para a competitividade nacional. Alckmin vê o Brasil como líder em sustentabilidade, citando iniciativas como o incentivo ao biodiesel e etanol.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, reforçou a relevância do Peiex para fortalecer a indústria nacional. Ele é importante: “Se queremos gerar emprego e renda, temos uma oportunidade agora. Esse convênio atenderá 150 empresas em Bauru, preparando-se para exportar”.
O PEIEX, em 2022, atendeu 3.522 empresas, das quais 67% eram micro e pequenas empresas, gerando exportações de US$ 1,62 bilhão em diversos segmentos, como alimentos, bebidas e produtos agropecuários.
*Com informações da Agência Gov*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.