677 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está investigando denúncias sobre obras de arte que desapareceram da Igreja do Carmo, em Itu, São Paulo, há décadas. Surpreendentemente, essas obras foram localizadas em um hotel de luxo na capital paulista e no acervo do renomado artista plástico e colecionador Emanoel Araújo, que faleceu no ano anterior.
Segundo informações do programa Fantástico, da TV Globo, uma escultura de São Jorge, com 1,70 m de altura e quase 200 anos de existência, foi encontrada em exposição no hotel Unique, localizado no bairro Jardim Paulista. Esta peça, considerada um patrimônio cultural histórico, estava desaparecida há mais de cinco décadas. A escultura sofreu modificações ao longo do tempo, como a adição de um cavalo e um dragão, e atualmente necessita de restauração.
Emerson Ribeiro Castilho, museólogo que pesquisou a história das obras das igrejas tombadas de Itu, denunciou o paradeiro da escultura. Ele revelou que mais de 40 peças tombadas desapareceram das igrejas.
Outra obra de destaque, a pintura "Cristo Escoltado", também estava desaparecida da Igreja do Carmo. Esta pintura foi adquirida e revendida por diversos colecionadores ao longo dos anos. Atualmente, a obra faz parte do acervo do fundador do Museu Afro Brasil e estava programada para ser leiloada. No entanto, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) solicitou a suspensão do leilão.
O hotel Unique foi questionado sobre como a obra foi incorporada em suas instalações e como foi adquirida, mas não houve resposta até o momento da publicação. O Iphan e o Ibram também foram contatados para fornecer mais detalhes sobre a denúncia, mas não responderam até a conclusão da matéria.
O advogado Rubens Nalves, ao se pronunciar sobre o caso, destacou que o processo de inventário de Emanoel Araújo é transparente e que, se a obra for identificada como necessária para o acervo, haverá facilidades para sua aquisição.
*Com informações de Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.