Lindôra Araujo enquadra deputado bolsonarista Gustavo Gayer por racismo

Portal Plantão Brasil
25/9/2023 14:21

Lindôra Araujo enquadra deputado bolsonarista Gustavo Gayer por racismo

0 0 0 0

1711 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) está sob escrutínio após declarações consideradas racistas feitas em uma entrevista ao podcast 3 Irmãos, em junho. Durante a entrevista, Gayer afirmou que a "democracia não prospera" na África devido à "falta de capacidade cognitiva" da população. Ele prosseguiu dizendo: “Democracia não prospera na África. Para você ter uma democracia, você tem que ter o mínimo de capacidade cognitiva de entender entre o bom e o ruim, o certo e o errado. Tentaram fazer democracia na África várias vezes, mas o ditador tomou tudo. O Brasil está desse jeito. Lula chegou na Presidência e o povo burro: picanha e cerveja”.

A Procuradoria Geral da República (PGR) enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando que o deputado seja ouvido sobre suas declarações. A vice-procuradora geral da República, Lindôra Araújo, reconheceu a necessidade de diligências preliminares para investigar o caso e solicitou que o YouTube preserve o vídeo para auxiliar a Polícia Federal na investigação.

A manifestação da PGR ocorreu em resposta a duas ações protocoladas por deputadas, incluindo Duda Salabert (PSOL-MG), Carol Dartora (PT-PR), Tabata Amaral (PSB-SP), Reginete Bispo (PT-RS), Camila Jara (PT-MS) e Dandara Castro (PT-MG). Elas pedem que Gayer seja investigado por racismo.

Além disso, vale ressaltar que Gayer, um bolsonarista, já foi alvo de controvérsias anteriormente. Ele enfrentou um pedido de cassação no Conselho de Ética da Câmara em setembro por afirmar que nordestinos "perderam a capacidade de pensar". Além disso, foi listado pelo Google como o segundo que mais lucrou com a disseminação de desinformação relacionada à Covid-19. Durante as eleições, sua conta foi suspensa no X (antigo Twitter) pela Justiça Eleitoral devido a uma postagem que questionava a integridade do sistema de votação do país e a eleição de Lula.

*Com informações da Veja

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians