1484 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,8% nos três meses até agosto, alcançando o menor nível desde fevereiro de 2015, quando foi de 7,5%. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção estava alinhada com as expectativas dos analistas consultados pela Refinitiv.
O número representa uma diminuição de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, de março a maio de 2023. Comparando com o mesmo período de 2022, a taxa de desocupação caiu 1,1 p.p. O total de pessoas desocupadas foi de 8,4 milhões no trimestre encerrado em agosto de 2023, o menor número desde o trimestre móvel que terminou em junho de 2015, quando foi de 8,5 milhões.
Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílio, explicou que a queda na desocupação está diretamente relacionada ao aumento do número de pessoas empregadas. A população ocupada atingiu 99,7 milhões, um crescimento de 1,3% em relação ao trimestre encerrado em maio. Houve também um aumento de 0,6% em comparação ao mesmo trimestre de 2022.
Três grupos de atividades se destacaram no desempenho do mercado de trabalho no trimestre móvel terminado em agosto:
- O grupo de Serviços domésticos teve um aumento de 2,9%, representando um acréscimo de mais 164 mil pessoas ocupadas.
- Em seguida, o grupo de Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, com um aumento de 2,4% (ou mais 422 mil pessoas), principalmente nas áreas de Saúde e Educação pública.
- O grupo de Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas teve uma expansão de 2,3% (mais 275 mil pessoas) ocupadas.
A população subocupada por insuficiência de horas trabalhadas aumentou 3,9% no trimestre e chegou a 5,3 milhões, uma queda de 17,3% no ano. A população fora da força de trabalho foi de 66,8 milhões, uma queda de 0,5% em relação ao trimestre anterior e um aumento de 3,4% na comparação anual.
*Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.