716 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A linha 9-esmeralda de trens, operada pela ViaMobilidade, enfrentou uma falha no sistema elétrico que completou 24 horas às 14h desta quarta-feira (4). Até o momento da publicação da reportagem, não havia previsão para a resolução do problema. A circulação dos trens está sendo realizada por uma única via entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária. Para atender os passageiros, o sistema Paese disponibilizou 70 ônibus entre as estações Vila Olímpia e Pinheiros.
Desde o início da manhã de quarta-feira, as estações da linha 9-esmeralda, que opera parcialmente devido à falha elétrica, estavam superlotadas, com tempos de espera chegando a 30 minutos. A falha elétrica teve início por volta das 14h de terça-feira (3), durante uma greve conjunta entre o Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Sabesp (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
A manutenção está sendo realizada por cinco equipes de trabalho, totalizando cerca de 40 colaboradores, que estão focados em resolver o problema o mais rápido possível. A circulação de trens está acontecendo por uma única via entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária, e 70 ônibus da operação Paese estão atendendo o trecho entre Vila Olímpia e Pinheiros. O restante da linha continua operando normalmente.
Um boletim de ocorrência foi registrado por funcionários da ViaMobilidade, indicando que objetos estranhos foram encontrados no local onde o problema foi identificado. Segundo o registro, um trem passou na estação Vila Olímpia, arrancando toda a rede aérea de energia elétrica, causando danos em várias estações.
A Polícia Civil está investigando se houve atos de vandalismo ou sabotagem na linha 9. O delegado Pablo Baccin, em entrevista ao Bom dia SP, da TV Globo, afirmou que a Polícia Civil está comprometida em esclarecer os fatos o mais breve possível. A ViaMobilidade, por sua vez, declarou que não pode confirmar se houve vandalismo ou sabotagem, e que apenas a investigação poderá determinar o que realmente aconteceu.
Em pouco mais de um ano sob a gestão da ViaMobilidade, as linhas 8-diamante e 9-esmeralda tiveram 166 falhas, uma média de uma a cada três dias. No entanto, vale ressaltar que, em 2019, quando as linhas eram administradas pela CPTM, foram registradas 121 ocorrências.
*Com informações de Folha de S.Paulo.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.