Lista "suja" do trabalho escravo no Brasil é atualizada com a entrada da Heineken

Portal Plantão Brasil
6/10/2023 16:03

Lista "suja" do trabalho escravo no Brasil é atualizada com a entrada da Heineken

0 0 0 0

1388 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Em uma atualização recente, a "lista suja" do trabalho escravo, que identifica empregadores responsabilizados por mão de obra análoga à de escravo, incluiu 204 novos nomes, totalizando 473 empregadores. Notavelmente, a Cervejaria Kaiser, uma empresa do grupo Heineken, foi adicionada à lista. A empresa foi responsabilizada por um caso envolvendo motoristas de uma transportadora que foram resgatados de jornadas exaustivas em 2021.

Veja o cadastro de empregadores que usam trabalho escravo:

A ação fiscal que levou à inclusão da Kaiser na lista ocorreu em março de 2021, quando auditores fiscais inspecionaram a Transportadora Sider em Jacareí (SP) e Limeira (SP), resgatando 23 trabalhadores. A investigação revelou um vínculo entre a transportadora e a Kaiser. Os trabalhadores resgatados eram migrantes estrangeiros, sendo um haitiano e os demais venezuelanos. Eles foram recrutados de forma fraudulenta e ilícita, caracterizando "tráfico de pessoas para fins de exploração laboral". As condições de trabalho eram consideradas exaustivas, e alguns trabalhadores dormiam em seus próprios caminhões.

Em resposta, o grupo Heineken afirmou que, na época da fiscalização, mobilizou-se para apoiar os trabalhadores envolvidos e garantir que seus direitos fossem prontamente restabelecidos. A empresa também informou que a transportadora não faz mais parte de seus fornecedores e reafirmou seu compromisso com o respeito à legislação e aos direitos dos trabalhadores.

A "lista suja" é atualizada semestralmente e foi lançada há 20 anos, no primeiro governo Lula. Ela é reconhecida pelas Nações Unidas como um dos principais exemplos globais de combate à escravidão contemporânea.

*Com informações de Repórter Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians