939 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Em um intervalo de apenas sete dias, dois escritórios de parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) foram alvos de invasões e atos de vandalismo na região metropolitana de São Paulo. O caso mais recente ocorreu nesta segunda-feira, quando funcionários do deputado estadual Emidio de Souza (PT) encontraram o escritório, localizado em Osasco, arrombado e com sinais de revista.
Na semana anterior, o escritório do deputado federal Alencar Santana, situado em Guarulhos, sofreu um ataque semelhante. O local apresentava janelas quebradas e pichações contra o PT.
A Polícia Civil de São Paulo está investigando ambos os incidentes. O inquérito referente ao ataque em Guarulhos está sob responsabilidade do 1º Distrito Policial da cidade, enquanto o caso de Osasco está sendo conduzido pelo 5º Distrito Policial.
Emidio de Souza expressou sua expectativa por uma investigação rápida e pela identificação e punição dos responsáveis. Segundo a assessoria do deputado, os invasores utilizaram um pé-de-cabra para arrombar o escritório, reviraram armários e espalharam documentos, mas não levaram nenhum item.
Por outro lado, o escritório de Alencar Santana teve diversos objetos roubados, incluindo computadores, câmeras fotográficas e outros equipamentos. Vizinhos relataram que os criminosos passaram bastante tempo no local.
O diretório municipal do PT emitiu uma nota cobrando uma investigação rigorosa e a responsabilização dos envolvidos. O deputado Alencar Santana também compartilhou um vídeo nas redes sociais mostrando o estado em que encontrou seu escritório após o ataque.
Veja a publicação do deputado Alencar Santana:
Meu escritório político em Guarulhos foi atacado nesta madrugada. Roubaram computadores e outros equipamentos. Destruíram as instalações, deixaram inscrições atacando o PT. A polícia já está investigando, mas aviso que não seremos intimidados por violência de qualquer natureza! pic.twitter.com/KS76OM2rwh
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) October 2, 2023