URGENTE! CPMI dos atos de 8 de janeiro pede indiciamento de Bolsonaro, Torres, Cid, Braga Netto e militares

Portal Plantão Brasil
17/10/2023 11:45

URGENTE! CPMI dos atos de 8 de janeiro pede indiciamento de Bolsonaro, Torres, Cid, Braga Netto e militares

0 0 0 0

3249 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A relatora da CPI dos Atos Golpistas, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), solicitou o indiciamento de 61 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e vários de seus ex-ministros e ex-auxiliares. O relatório foi apresentado na manhã de terça-feira (17) e a votação está prevista para quarta-feira (18). O documento também pede o indiciamento de militares das Forças Armadas, como os ex-comandantes da Marinha, Almir Garnier Santos, e do Exército, Marco Antônio Freire Gomes.

A senadora Eliziane Gama destacou que os atos de 8 de janeiro não foram espontâneos, mas sim resultado de um ambiente inflamado por Bolsonaro e seus aliados. Ela atribuiu o movimento golpista a Bolsonaro, afirmando que ele e seu entorno estavam cientes das articulações golpistas e, deliberadamente, incentivaram manifestações com essa natureza. A relatora também apontou uma "omissão" do Exército em relação aos atos golpistas.

Os pedidos de indiciamento feitos por Eliziane no relatório não garantem indiciamentos automáticos. Eles são, na verdade, sugestões, e cabe aos órgãos competentes, como o Ministério Público, avaliar a apresentação de denúncias com base neles.

O relatório também se concentra em militares, responsabilizando-os pelos ataques de 8 de janeiro. A senadora apontou que a "omissão de militares diante de movimentos de cunho golpista levou aos ataques de 8 de janeiro". Ela destacou a atuação do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, e do ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, em relação aos eventos de janeiro.

Por fim, o relatório apresentado por Eliziane Gama também sugere propostas legislativas ao Congresso, embora os detalhes específicos dessas propostas não tenham sido fornecidos neste trecho do conteúdo.

Veja:



*Com informações de G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians