836 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
O Brasil apresentou uma proposta inovadora para a União Europeia: a criação de um fundo de 12 bilhões de euros destinado a apoiar os países do Mercosul na implementação de políticas ambientais e na redução do desmatamento.
A proposta, procura não apenas abordar questões ambientais, mas também dissipar as suspeitas e preocupações levantadas pela Europa.
O acordo sugere que ambos os blocos, Mercosul e União Europeia, se comprometam a não usar o desmatamento como justificativa para a imposição de tarifas comerciais.
Em vez de adotar uma abordagem punitiva, o Brasil propõe uma abordagem cooperativa, solicitando o apoio da Europa para ajudar os países do Mercosul a alcançar suas metas ambientais.
Uma das propostas centrais é que a União Europeia reconheça os sistemas nacionais de monitoramento do Brasil e outros países do Mercosul, evitando avaliações adicionais por parte dos europeus. Isso demonstra o desejo de equivalência entre os sistemas de rastreabilidade e certificação de ambas as partes.
O fundo proposto seria uma garantia de que os países do Mercosul estão comprometidos com a preservação ambiental e com a redução do desmatamento, e que a Europa está disposta a apoiar esses esforços financeiramente.
*Com informações do UOL*
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.