832 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo do estado de São Paulo confirmou a aquisição do software de espionagem "First Mile", o mesmo utilizado pela Abin para monitorar opositores durante a gestão Bolsonaro. A compra foi realizada sob a administração de Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas a negociação teve início durante o mandato de João Doria (PSDB), conforme informações divulgadas pelo jornal O Globo.
A Polícia Federal, na sexta-feira 20, lançou a Operação Última Milha para investigar o uso indevido deste sistema de geolocalização por servidores da Abin, sem a devida autorização judicial. Durante as investigações, o governador de São Paulo foi identificado como um dos clientes da empresa israelense responsável pelo software.
O programa "First Mile" permite o monitoramento de até 10 mil usuários de celulares anualmente, apenas inserindo o número do telefone desejado. A tecnologia é capaz de localizar dispositivos que operam nas redes 2G, 3G e 4G. Ainda não foi esclarecido o propósito do uso deste equipamento pelo governo paulista. No entanto, a suspeita a nível federal é que o software era empregado para espionar adversários políticos de Bolsonaro.
*Com informações de CartaCapital
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.