550 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, após sua participação na Cúpula do Cairo, que contou com cerca de 30 países e organizações internacionais, destacou a importância do encontro para discutir a situação no Oriente Médio, especialmente em meio aos recentes conflitos em Gaza. O evento contou com a presença de entidades significativas, como a ONU, União Africana, Liga dos Estados Árabes, União Europeia e membros permanentes do Conselho de Segurança.
Vieira, representando o Brasil, enfatizou que houve um consenso notável entre os participantes sobre a necessidade de negociar a criação de dois estados independentes na Palestina, vivendo em paz com fronteiras reconhecidas internacionalmente. Além disso, foi discutida a urgência de ajuda humanitária e a busca por soluções para a crise, incluindo a cessação imediata de hostilidades.
O chanceler expressou otimismo quanto à realização de futuras edições da cúpula e a ampliação da participação de países, visando avançar nas negociações entre as partes envolvidas. Ele também mencionou a recente abertura da fronteira para a entrada de ajuda humanitária em Gaza e a necessidade de intensificar esses esforços.
Quanto aos brasileiros em Gaza, Vieira informou que ainda não há uma solução concreta para a saída dos 26 brasileiros que permanecem na região. Ele reiterou a importância da abertura da fronteira para ajuda humanitária e expressou esperança de que, em breve, um acordo permita a saída dos brasileiros e de cidadãos de outros países.
Finalizando, o chanceler destacou que retornará a Nova York para uma reunião do Conselho de Segurança, onde serão debatidos temas relacionados ao Oriente Médio e à questão palestina.
*Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.