O ex-presidente Jair Bolsonaro, em uma tentativa de criticar a gestão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, compartilhou em suas redes sociais um vídeo com informações incorretas sobre uma suposta seca em partes da transposição do Rio São Francisco.
No vídeo, um homem é visto mergulhando em um dos canais de transposição do rio. Bolsonaro alegou que a gravação foi feita durante seu governo, em março de 2022, e contrastou com outro vídeo que mostrava o canal seco, alegando ser do "governo Lula, setembro de 2023".
- A Transposição do Rio São Francisco após décadas de atraso e inúmeras suspeitas de corrupção foi concluída por nossa gestão.
- Hoje surgem aos montes vídeos de pessoas comuns mostrando o que parece ter se tornado com o governo Lula em apenas 9 meses. pic.twitter.com/7S4safk118
Bolsonaro escreveu: “A Transposição do Rio São Francisco após décadas de atraso e inúmeras suspeitas de corrupção foi concluída por nossa gestão. Hoje surgem aos montes vídeos de pessoas comuns mostrando o que parece ter se tornado com o governo Lula em apenas 9 meses”.
No entanto, as imagens do homem mergulhando foram feitas em maio deste ano, já sob a gestão de Lula, pelo youtuber André do Cariri, do canal Jeito Nordestino. Rodrigo de Oliveira, protagonista do vídeo e residente local, confirmou que o canal onde mergulhou em maio está atualmente mais cheio devido às chuvas recentes na região. Sua esposa, Daniela Alexandre, também corroborou essa informação.
*Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.