Israel exige renúncia de Guterres da ONU, após declarações sobre ataques do Hamas

Portal Plantão Brasil
24/10/2023 16:02

Israel exige renúncia de Guterres da ONU, após declarações sobre ataques do Hamas

0 0 0 0

1072 visitas - Fonte: Plantão Brasil

As declarações recentes de António Guterres, secretário-geral da ONU, sobre os ataques do Hamas em 7 de outubro geraram controvérsias na diplomacia israelense. Eli Cohen, chanceler de Israel, repreendeu Guterres, destacando que os ataques "não surgiram sem motivo". Uma reunião prevista entre Cohen e um representante da ONU foi cancelada em resposta.

Guterres argumentou: "O povo palestino enfrenta 56 anos de ocupação opressiva. Eles viram suas terras sendo tomadas por assentamentos e enfrentaram violência constante. No entanto, as reivindicações palestinas não justificam os ataques do Hamas, assim como esses ataques não justificam a punição coletiva ao povo palestino."

Assista ao vídeo:



O embaixador israelense na ONU, Gilard Erdan, pediu a renúncia de Guterres. A tensão se intensificou durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, presidida pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, em Nova York. Após os pronunciamentos, Vieira pediu "humanidade" tanto ao Hamas quanto a Israel. Enquanto isso, representantes israelenses na ONU criticavam Guterres, e a ONU enfatizava a proteção dos civis e o pedido de um cessar-fogo imediato em Gaza.

Tor Wennesland, coordenador especial da ONU, condenou os ataques e pediu responsabilidade a todas as partes envolvidas, alertando sobre os riscos de erros de julgamento durante o conflito.

As tensões diplomáticas persistem, com os EUA propondo uma solução para o conflito. Espera-se que Rússia e China, membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, rejeitem a proposta americana, dada a recente postura diplomática dos EUA. Na última quarta-feira, os EUA vetaram uma resolução proposta pelo Brasil no Conselho, focada na cessação das hostilidades e ajuda humanitária.

*Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians