966 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em meio a tensões crescentes, Israel rejeitou veementemente a resolução proposta na ONU que pede um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Gilad Erdan, embaixador de Israel na ONU, expressou sua insatisfação com o texto, classificando-o como "absurdo" e afirmando que "merece ir para o lixo da história". Além disso, Erdan criticou a ONU por permitir que o governo do Irã discursasse, especialmente após ter mantido encontros com grupos como o Hamas e o Hezbollah. Para Erdan, isso evidencia uma "corrupção moral" na organização.
Antes da declaração de Israel, o governo do Irã havia feito um pronunciamento contundente. O chanceler iraniano, Hossein Amir Abdollahian, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, alertou os EUA sobre o financiamento e armamento do que ele chamou de "genocídio em Gaza". Abdollahian foi enfático ao dizer que, se a operação em Gaza continuar, os EUA "não serão poupados desse fogo", insinuando riscos de escalada do conflito na região.
O chanceler iraniano também fez um apelo à Casa Branca para que pressionasse Israel a cessar os ataques e interrompesse o fornecimento de recursos ao governo de Benjamin Netanyahu. Abdollahian destacou a morte de mais de 7 mil palestinos, criticando a inação de europeus e americanos diante da situação.
O diplomata palestino Ryad Mansour, por sua vez, fez um apelo emocionado para que os governos votassem a favor do cessar-fogo. Ele destacou o alto número de mortes civis em Gaza, incluindo 3 mil crianças e 1,7 mil mulheres, e questionou a postura de Israel em relação ao conflito.
A Assembleia Geral da ONU, em Nova York, continuará a debater a resolução, com mais de cem países inscritos para discursar nos próximos dias.
*Com informações do UOL Notícias
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.