805 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Em um esforço conjunto para combater o crime organizado e a corrupção, o Brasil e o Paraguai aprovaram o Compromisso de Assunção. O acordo, firmado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino, e pelo presidente paraguaio, Santiago Peña, visa fortalecer a cooperação entre os dois países na luta contra o narcotráfico, contrabando de armas, lavagem de dinheiro e corrupção.
O acordo prevê uma troca de informações sobre condenados que tentarão fugir para o país vizinho, além de incluir uma estrutura de comando bipartite e coordenar ações entre as polícias federais de ambos os países. Também estão previstas ações externas para a política penitenciária.
Flávio Dino destacou a importância do compromisso, afirmando que ele possui uma dimensão prática, com metas e dados definidos. Ele enfatizou a necessidade de unidade na luta contra organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas, armas e outras atividades ilícitas.
Durante sua visita ao Paraguai, Dino também participou de uma reunião do Comando Bipartite, um mecanismo de cooperação policial internacional previsto em 2021, que visa fortalecer a segurança nas cidades fronteiriças de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai).
Um encontro subsequente entre os governos do Brasil, Paraguai e outros membros do Mercosul está programado para 9 de novembro, com foco na cooperação internacional no combate a crimes cibernéticos.
Com informações da agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.