906 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em meio à crise humanitária na Faixa de Gaza devido aos constantes bombardeios de Israel, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) demonstrou solidariedade ao doar duas toneladas de alimentos para os brasileiros que se encontram na região. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), que está monitorando a situação.
O carregamento do MST inclui itens essenciais como arroz, derivados de milho e leite em pó. A Força Aérea Brasileira (FAB) é responsável pelo transporte desses suprimentos à região.
A evacuação dos brasileiros da área, prevista para ocorrer pela passagem de Rafah, necessita da autorização tanto de Israel quanto do Egito. Um avião está em espera no Cairo desde a quarta-feira (18/10) para realizar o resgate. Esta mesma rota será utilizada para a entrega da doação do MST.
O voo, que parte do Brasil para o Egito nesta segunda-feira (30/10), tem sob sua responsabilidade 34 pessoas na Faixa de Gaza. Entre elas, 24 são brasileiros, e 3 são palestinos com laços familiares com brasileiros. O grupo é formado majoritariamente por 18 crianças, além de 10 mulheres e 6 homens.
O conflito no Oriente Médio, iniciado em 7 de outubro, já resultou na morte de mais de 9,1 mil pessoas. Deste total, 7,6 mil são palestinos, conforme dados do Ministério da Saúde de Gaza. A violência também deixou 19,4 mil feridos na região, sendo que 70% das vítimas fatais são mulheres e crianças.
O Brasil tem se esforçado para repatriar seus cidadãos. Mais de 1,4 mil pessoas já retornaram desde o início dos conflitos. A aeronave VC-2 (Embraer 190) da FAB, estacionada no Cairo desde 18/10, também transportou kits humanitários, incluindo 40 purificadores de água e medicamentos. As negociações para garantir a segurança e o retorno dos brasileiros são lideradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Com informações de A Postagem
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.