Diretor da ONU denuncia genocídio em Gaza e influência dos EUA na organização e deixa o cargo

Portal Plantão Brasil
31/10/2023 16:37

Diretor da ONU denuncia genocídio em Gaza e influência dos EUA na organização e deixa o cargo

0 0 0 0

1024 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Craig Mokhiber, diretor do escritório em Nova York do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, que deixou o cargo esta semana, fez declarações contundentes ao se despedir. Em uma carta enviada ao seu chefe, Volker Turk, Mokhiber classificou a situação em Gaza como "genocídio" e acusou a ONU de se submeter aos interesses e pressões dos Estados Unidos e ao lobby israelense.

"Estamos presenciando um genocídio se desenrolar diante de nossos olhos, e a Organização a que servimos parece impotente para impedi-lo", escreveu Mokhiber, segundo a coluna de Jamil Chade no UOL. Ele alertou que "o mundo está assistindo. Todos nós seremos responsáveis por nossa posição nesse momento crucial da história".

Mokhiber comparou a situação atual em Gaza a genocídios passados, nos quais a comunidade internacional falhou em prevenir atrocidades em massa, proteger os vulneráveis e responsabilizar os perpetradores. "Em todos os casos, quando a poeira baixou sobre os horrores perpetrados contra populações civis indefesas, ficou dolorosamente claro que havíamos falhado em nosso dever", ressaltou.

Ele criticou a ONU por negligenciar as "sucessivas ondas de assassinato e perseguição contra os palestinos" ao longo de sua existência. "Esse é um caso exemplar de genocídio. O projeto colonial europeu, etnonacionalista e de colonos na Palestina entrou em sua fase final, rumo à destruição acelerada dos últimos remanescentes da vida indígena palestina na Palestina", afirmou Mokhiber.

Quando questionada sobre as críticas, a ONU respondeu que as opiniões expressas são pessoais do ex-funcionário.
Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians