947 visitas - Fonte: Plantão Brasil
As Cataratas do Iguaçu, uma das maiores maravilhas naturais do mundo, localizadas no Paraná, testemunharam um espetáculo da natureza devido às chuvas intensas na região. A vazão normal das cataratas, que é de 1,5 milhão de litros de água por segundo, aumentou em 16 vezes, alcançando um fluxo impressionante de mais de 24 milhões de litros por segundo na segunda-feira (30). Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), responsável pelo monitoramento contínuo do fluxo das quedas, essa foi a segunda maior vazão registrada desde 1997.
As chuvas não só proporcionaram um espetáculo nas Cataratas do Iguaçu, mas também afetaram quase 64 mil pessoas em todo o Paraná. De acordo com o balanço mais recente da Defesa Civil do Paraná, entre a última quinta-feira (26) e a terça-feira (31), temporais atingiram o estado, com 89 cidades registrando danos, incluindo Porto Amazonas, nos Campos Gerais.
O nível de água, que está em 18,3 milhões de litros por segundo, continua muito acima do normal, mantendo as autoridades e a população em alerta.
Veja:
??BRASIL: Cataratas do Iguaçu registram vazão de 24 milhões de litros por segundo: 16 vezes maior que a média. pic.twitter.com/ODheBlvhf8
— CHOQUEI (@choquei) October 31, 2023