Grupos de extrema direita e da direita evangélica pró-Israel no Brasil não impactam nossa política externa

Portal Plantão Brasil
3/11/2023 17:41

Grupos de extrema direita e da direita evangélica pró-Israel no Brasil não impactam nossa política externa

0 0 0 0

694 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O cenário político brasileiro tem sido palco de intensos debates sobre a política externa do país em relação ao conflito israelo-palestino. Grupos de extrema direita e da direita evangélica têm demonstrado um apoio fervoroso a Israel, influenciados por uma visão idealizada do país que se alinha com suas crenças religiosas e políticas. Essa "Israel imaginária" é percebida como uma nação branca, armada, capitalista e profundamente religiosa, integrante da civilização judaico-cristã.

Essa visão é reforçada por figuras como o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que é visto como um ícone pelos movimentos de direita radical em todo o mundo. No Brasil, a direita evangélica enxerga a existência do Estado de Israel como uma profecia bíblica, acreditando que a reconfiguração de Israel é necessária para a segunda vinda de Jesus Cristo.

A influência desses grupos no cenário político brasileiro é evidente. O deputado federal Gustavo Gayer, do Partido Liberal, por exemplo, enviou uma carta à Embaixada dos EUA em Brasília listando políticos, professores e intelectuais com visões pró-palestina, o que gerou repúdio e preocupações com a polarização social.

Apesar do apoio vocal desses grupos a Israel e de tentativas de influenciar a política externa brasileira, o Brasil tem mantido uma posição relativamente equilibrada em relação ao conflito israelo-palestino. O país reconhece Israel e defende a criação de um Estado palestino. Mesmo durante o governo de Jair Bolsonaro, conhecido por suas promessas de mudar a embaixada brasileira para Jerusalém e reconhecer o Hamas como uma organização terrorista, a política externa brasileira manteve sua linha tradicional, em parte devido aos interesses comerciais do agronegócio brasileiro nos países árabes.

O apoio da direita evangélica e da extrema direita brasileira a Israel, portanto, parece ter tido pouco impacto prático na política externa do Brasil em relação ao conflito israelo-palestino. A situação atual no conflito não altera o apoio desses grupos à "Israel imaginária", que continua a ser vista através de uma lente religiosa e apocalíptica.

Com informações do Sputnik Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians