698 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O programa “Hora Israelita”, após uma breve pausa, retorna às ondas do rádio em Porto Alegre, agora sendo transmitido pela Rádio Guaíba, da Universal. O programa, que anteriormente fazia parte da programação da Rádio Bandeirantes, ocupa o horário das 08h às 10h desde o dia 12 de novembro.
Recentemente, o programa se viu no centro de uma controvérsia devido aos comentários de Deborah Srour. Durante o conflito na Faixa de Gaza, Srour fez afirmações consideradas ofensivas e desrespeitosas em relação ao povo palestino. Em duas edições do programa em outubro, ela emitiu discursos hostis contra os palestinos, referindo-se a eles como “animais” e negando a existência de civis inocentes em Gaza.
Além disso, Srour sugeriu que as forças israelenses deveriam agir de maneira mais severa em Gaza, sem levar em conta a proporcionalidade. “Se eles agem como animais, Israel deve tratá-los como animais”, disse ela em um dos programas.
Em outra ocasião, transmitindo de Jerusalém, Srour defendeu seu direito à terra, alegando ter mais legitimidade do que os árabes que, segundo ela, migraram para a região no último século. Ela também expressou a crença de que existe um “ódio mortal” dos árabes contra os judeus, cultivado desde a infância.
O caso, que inicialmente parecia restrito, ganhou atenção nacional após o Grupo Bandeirantes de Porto Alegre decidir não mais transmitir o programa, em resposta à repercussão das declarações de Srour.
Em resposta às críticas, Srour postou um vídeo no Facebook, onde argumentou que suas palavras foram tiradas de contexto e não representam a visão do programa “Hora Israelita” ou da emissora. Ela reiterou seu orgulho em ser sionista e defendeu suas declarações anteriores, referindo-se aos atos do Hamas contra civis.
Rapaz, a jornalista bolsonarista Deborah Srour disse que TODOS OS PALESTINOS DEVEM SER EXTERMINADOS e os chamou de animais.
— Lázaro Rosa ???? (@lazarorosa25) October 30, 2023
Ela afirmou isso com todas as palavras e não foi presa.
Absurdo demais!pic.twitter.com/lQv09qRUAb