Vitória de Milei na Argentina pode acelerar acordo Mercosul-UE, dizem especialistas

Portal Plantão Brasil
20/11/2023 14:32

Vitória de Milei na Argentina pode acelerar acordo Mercosul-UE, dizem especialistas

0 0 0 0

390 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X

A vitória de Javier Milei, um político ultraliberal de extrema-direita, na eleição presidencial da Argentina, pode acelerar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Fontes do governo brasileiro, diplomatas e especialistas em comércio acreditam que Milei, por ser a favor do livre comércio, apoiará o acordo, apesar de suas críticas anteriores ao Mercosul e ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha.

Os negociadores estão intensificando os esforços, realizando reuniões semanais por videoconferência para concluir as negociações a tempo do encontro do Mercosul em 7 de dezembro. O tratado comercial entre o Mercosul e a UE foi acordado em 2019, mas exigências adicionais de compromissos ambientais pela UE levaram Brasil e Argentina a buscar novas concessões, prolongando as negociações.

O ex-secretário de Comércio Exterior brasileiro, Welber Barral, em Buenos Aires para acompanhar a eleição, disse que Milei apoiará provavelmente o acordo com a UE. Ele destacou que as relações comerciais são muito importantes que a Argentina é o maior mercado do Brasil para produtos manufaturados.

O presidente brasileiro, Lula, rotulado de "comunista raivoso" por Milei durante a campanha, manifestou desejo de sucesso ao novo governo argentino e afirmou que o Brasil está pronto para "trabalhar junto com nossos irmãos argentinos".

Com informações da Reuters

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians