Funcionária que abordou Vilma Nascimento, porta-bandeira da Portela, com racismo em loja é afastada

Portal Plantão Brasil
23/11/2023 19:48

Funcionária que abordou Vilma Nascimento, porta-bandeira da Portela, com racismo em loja é afastada

0 0 0 0

656 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Em um episódio lamentável que reflete a persistência do racismo no Brasil, a renomada porta-bandeira da Portela, Vilma Nascimento, foi vítima de uma abordagem racista no Aeroporto de Brasília. Este incidente ocorreu após Vilma, uma figura emblemática da cultura negra brasileira, ser homenageada no Congresso Nacional. A situação, ocorrida nesta terça-feira, ganhou notoriedade nas redes sociais, provocando indignação e solidariedade de várias personalidades.

A empresa responsável pela loja onde ocorreu o incidente, a Dufry Brasil, parte do Grupo Avolta, agiu prontamente ao afastar a funcionária envolvida e emitir um pedido de desculpas público. Eles enfatizaram que tal comportamento não representa os valores da empresa e anunciaram um reforço nos procedimentos internos e treinamentos para evitar repetições de tais atos discriminatórios.

O caso se desenrolou quando Vilma, acompanhada de sua filha Danielle Nascimento, foi abordada de maneira injusta e humilhante por um segurança da loja após comprar um refrigerante. Apesar de não haver qualquer irregularidade, o segurança insistiu em revistar a bolsa de Vilma em um local reservado, uma ação claramente discriminatória, já que nenhum outro passageiro foi submetido a tal procedimento.

A repercussão do vídeo nas redes sociais levou a manifestações de apoio de figuras importantes, como a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que reiteraram a inaceitabilidade do racismo e expressaram solidariedade a Vilma e sua filha. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) também se pronunciou, destacando a gravidade do racismo e a necessidade de combatê-lo.

A escola de samba Portela, da qual Vilma é um ícone, expressou veemente repúdio ao ocorrido, ressaltando a importância de Vilma para a cultura do samba e a necessidade de apuração rigorosa do caso pelas autoridades. A luta contra o racismo, como destacado pela Portela, é um dever de toda a sociedade.

Vilma Nascimento, conhecida como o Cisne da Passarela e uma das maiores porta-bandeiras da história da Portela, foi recentemente homenageada na Câmara dos Deputados, reforçando seu status como uma figura central na cultura afro-brasileira.

*Com informações de O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians