Pesquisadora Michele Prado celebra nomeação de Dino: Um golpe no radicalismo de direita

Portal Plantão Brasil
27/11/2023 18:06

Pesquisadora Michele Prado celebra nomeação de Dino: Um golpe no radicalismo de direita

0 0 0 0

843 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A confirmação da indicação de Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, para o Supremo Tribunal Federal (STF) representa um marco histórico na luta contra o extremismo e a radicalização no Brasil. Michele Prado, renomada pesquisadora e crítica ferrenha do bolsonarismo, expressou sua gratidão e admiração pelo trabalho de Dino em uma carta aberta publicada no X, plataforma sucessora do Twitter.

Prado, autora de obras influentes sobre o extremismo de direita, destacou os avanços significativos alcançados sob a gestão de Dino, comparando-os a três décadas de progresso em apenas 11 meses. Ela enfatizou a eficácia e responsabilidade do trabalho de Dino no combate ao terrorismo online, uma área negligenciada pelos governos anteriores, especialmente durante a era Bolsonaro.

Na carta, Prado descreve Dino como um líder não-sectário, comprometido e pró-ativo, qualidades raras e valiosas em um cenário político frequentemente polarizado. Ela ressaltou as iniciativas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, como a criação do cyberlab, programas de capacitação para agentes de segurança e a centralização de dados, que foram fundamentais no combate ao extremismo violento.

Prado também elogiou a abertura ao diálogo e a postura democrática de Dino, contrapondo-se às falsas acusações de sectarismo feitas por apoiadores de Bolsonaro. Ela expressou sua esperança de que os avanços alcançados continuem sob a nova gestão do ministério.

A pesquisadora finalizou sua carta desejando sucesso a Dino em sua sabatina no Senado e reiterando seu agradecimento pelos esforços significativos realizados em prol da segurança e da democracia no Brasil.


Veja a carta aberta na íntegra:

"O ministro Flávio Dino, foi indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF). Quero falar algumas coisas, sob uma perspectiva do meu campo de estudo/trabalho (extremismos), aos amigos: não há registro no Brasil de um trabalho de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (P/CEV) tão eficaz e responsável quanto o executado pela equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Pessoalmente, sou grata ao ministro Flávio Dino pela sua postura não-sectária, comprometida, responsável e pró-ativa para o enfrentamento dos imensos desafios a respeito da radicalização, extremismo e terrorismo online.

Tivemos em 11 meses avanços sólidos e de forma institucional (não somente governamental) relativos a esse campo. De editais com propostas realmente eficazes ao fornecimento de ferramentas para a sociedade civil; diálogo constante; prevenção e intervenção antes de ação violenta; centralização de dados; criação de setor específico para o campo P/CEV (o cyberlab); início de programas de capacitação para agentes de segurança pública; foram muitos avanços que a maioria da sociedade não tem noção. Foram 30 anos em 11 meses, literalmente, em avanços.

Embora nas redes, especialmente entre o pessoal da direita, insistam em dizer que o ministro é sectário, eu posso PESSOALMENTE garantir que isso é uma mentira.

De todos os ministérios, o mais aberto ao diálogo e que não trouxe resquícios de comportamentos baseados em sectarismo foi justamente o coordenado pelo ministro Flávio Dino e sua equipe fantástica, receptiva, democrata e realmente preocupada em resoluções para problemas complexos.

E também quero deixar cristalino que o ministro Silvio Almeida, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, tem o mesmo comportamento aberto e democrata e passa muito longe do sectarismo que muitos insistem em colar em sua figura.

Estou muito feliz pela indicação do ministro Dino para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal e, ao mesmo tempo, apreensiva, pois espero que todos os avanços já efetuados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública continuem na nova gestão.

Desejo boa sorte ao Flávio Dino na sabatina do senado e como cidadã, pesquisadora e trabalhadora no campo da Prevenção e combate ao extremismo violento, deixo aqui o meu MUITO OBRIGADA ao Ministro e toda a sua equipe
.




*Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians