914 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
O presidente Lula enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional para instituir uma nova estrutura no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com foco no financiamento de obras e serviços brasileiros para o exterior.
O vice-presidente, Geraldo Alckmin, divulgou a proposta, intitulada “BNDES-Exim”, uma estratégia já adotada em mais de 90 países, visando otimizar os quadros de servidores do banco e fortalecer a atuação do Brasil no mercado internacional.
Alckmin destacou a importância da medida, afirmando que as empresas que exportam geram mais empregos e renda para o país. O projeto visa aprimorar a estrutura de financiamentos do BNDES para a exportação de serviços de engenharia.
Sob a gestão de Aloizio Mercadante, o BNDES viu um aumento significativo em seus desembolsos para exportações, registrando um crescimento de 243% este ano em comparação a 2022, contribuindo para a transparência e eficiência da instituição.
Hoje, o presidente @LulaOficial encaminhou ao Congresso Nacional um PL para instituir, no @bndes, uma estrutura focada no financiamento de obras e outros serviços brasileiros no exterior. Um “BNDES-Exim”, como os que existem em mais de 90 países, sem criar novos gastos,… pic.twitter.com/O1Q9tHLBqP
— Geraldo Alckmin ???? (@geraldoalckmin) November 27, 2023