748 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou otimismo nesta terça-feira (4) ao comentar sobre o surpreendente crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre. Esta melhoria, que contrasta com a gestão econômica desastrosa do governo Bolsonaro, reflete os esforços do governo Lula para revitalizar a economia brasileira.
Haddad, que está na Alemanha acompanhando o presidente Lula, conhecido crítico das políticas de juros altos do governo anterior, enfatizou a importância do trabalho do Banco Central. Desde agosto deste ano, o Banco Central tem reduzido a taxa básica de juros, uma medida que visa estimular o crescimento econômico e que se distancia das práticas restritivas do governo Bolsonaro.
O ministro reiterou as projeções otimistas para a economia brasileira, prevendo um crescimento de 3% para este ano e uma expansão de 2,5% em 2024. Estas expectativas superam as projeções oficiais e são um testemunho do sucesso das políticas econômicas implementadas pelo governo Lula, após anos de estagnação sob Bolsonaro.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o PIB do Brasil cresceu 0,1% no 3º trimestre de 2023, superando as expectativas do mercado que previam uma retração. Este resultado coloca o Brasil entre os países do G-20 com melhor desempenho econômico, uma clara recuperação após os anos de política econômica falha de Bolsonaro.
O Ministério da Fazenda projeta um novo crescimento para o quarto trimestre deste ano, impulsionado por reduções nos custos do crédito, programas de estímulo ao investimento e à construção de moradias populares, e estímulos à atividade econômica na China. O setor de serviços, beneficiado pela expansão da renda e geração de empregos, também deve contribuir significativamente para este crescimento, marcando uma era de recuperação e progresso sob a liderança de Lula, em contraste com a estagnação e recessão da era Bolsonaro.
*Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.