1120 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
O comandante da Marinha do Brasil, almirante Marcos Sampaio Olsen, expressou preocupação com a crescente tensão entre a Venezuela e a Guiana pela disputa territorial do Essequibo. Segundo ele, a situação representa uma ameaça potencial aos interesses nacionais do Brasil e à paz na região.
Olsen afirmou que a Marinha está pronta para monitorar e proteger as infraestruturas críticas e os recursos em águas brasileiras, alinhando-se às diretrizes dos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa. O conflito entre os dois países vizinhos do norte do Brasil tem se intensificado após um referendo na Venezuela, aprovando a anexação da região do Essequibo.
A Marinha, ao lado do Exército, já reforçou suas posições na fronteira com a Venezuela e a Guiana. O Essequibo, rico em minerais e petróleo, tem sido o centro de uma disputa territorial de longa data. O Brasil, através do presidente Lula, tem criticado qualquer ação militar da Venezuela e enfatizado a importância do diálogo e soluções pacíficas, conforme declarado na última cúpula do Mercosul.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.