Terra indígena Ianomâmi sofre novo ato de invasão por garimpeiros ilegais

Portal Plantão Brasil
9/12/2023 10:23

Terra indígena Ianomâmi sofre novo ato de invasão por garimpeiros ilegais

0 0 0 0

557 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X

A Terra Indígena Ianomâmi, localizada em Roraima, está enfrentando um renovado desafio com o retorno de garimpeiros ilegais, apenas 11 meses após uma força-tarefa do governo federal ter sido mobilizada para proteger os índios da região. Segundo informações, aviões usados por esses garimpeiros têm sido observados sobrevoando a maior reserva indígena do Brasil.

A área, que é do tamanho de Portugal e abriga cerca de 30 mil indígenas, tem seu espaço aéreo oficialmente fechado e monitorado pelas Forças Armadas. Recentemente, um avião utilizado pelos garimpeiros caiu dentro da reserva devido a problemas técnicos, resultando na fuga dos ocupantes.

Em janeiro, uma operação governamental foi lançada na Terra Ianomâmi visando expulsar aproximadamente 20 mil garimpeiros. A Fundação Nacional do Índio (Funai) relatou uma redução significativa de 80% na presença desses invasores.

No entanto, dados recentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indicam que, nos últimos quatro meses, houve um aumento na atividade ilegal de garimpo na área.

Com informações do Jornal Nacional

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians