Noruega e Reino Unido anunciam investimentos milionários no Fundo Amazônia

Portal Plantão Brasil
11/12/2023 13:41

Noruega e Reino Unido anunciam investimentos milionários no Fundo Amazônia

0 0 0 0

853 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Durante a celebração dos 15 anos da política de financiamento do Fundo Amazônia, na 28ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28), em Dubai, Noruega e Reino Unido anunciaram novos investimentos de 94 milhões de dólares, o equivalente a cerca de R$ 464 milhões na cotação atual, para o fundo.

A Noruega comprometeu-se a destinar 50 milhões de dólares, enquanto o Reino Unido contribuirá com 44 milhões de dólares. Recentemente, o Fundo Amazônia também recebeu aportes da Alemanha, Suíça e Estados Unidos, consolidando a Noruega como o principal doador.

Em 2018, após a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Noruega interrompeu suas doações ao fundo. No entanto, o retorno dos investimentos ocorreu após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reativou o fundo.

Durante o anúncio, o ministro norueguês para o clima, Andreas Bjelland Eriksen, destacou os resultados na redução do desmatamento no bioma amazônico, atribuindo-os a Lula e à ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Eriksen expressou satisfação em retomar as contribuições, visando um futuro com maiores entregas.

"Parar com o desmatamento na Amazônia nesta década vai exigir uma cooperação e ambição inédita. Hoje a Noruega vê objetivos renovados e um Brasil com grandes ambições e um espírito pioneiro", acrescentou.

O Fundo Amazônia, criado em 2008, tem como objetivo financiar programas de proteção à floresta amazônica e às comunidades tradicionais. Suas ações incluem o combate ao desmatamento e às queimadas na região.

Tørris Jæger, Diretor Executivo da Rainforest Foundation Norway, uma organização da Noruega, também destacou a importância do apoio internacional na busca pela preservação da Amazônia. Ele ressaltou que a responsabilidade de proteger essa floresta tropical de importância global não deve recair exclusivamente sobre o Brasil e que a contribuição de mais países é fundamental para a meta de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus.

*Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians