1241 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Logo após a aprovação do Balanço Global na COP28 da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento instando os líderes do G20 a colaborarem na descarbonização da economia global por meio da transição energética. Ele lembrou que as nações do G20 são responsáveis por três quartos das emissões de gases do efeito estufa que causam mudanças climáticas.
Durante a reunião conjunta das trilhas de Sherpas e Finanças do G20 no Palácio Itamaraty, Lula destacou que o planeta não suportará um aumento da temperatura global superior a um grau e meio. Ele enfatizou a importância do G20 na COP30 em Belém para adotar contribuições mais ambiciosas e adequados meios de implementação.
A COP28, realizada em Dubai, aprovou um acordo que pela primeira vez menciona a obrigação de países abandonarem o uso de combustíveis fósseis, um marco importante nas negociações climáticas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez seu primeiro discurso à frente do G20, enfatizando também as prioridades da presidência brasileira, que incluem combate à fome e à pobreza, desenvolvimento sustentável e reforma na governança global. O Brasil assumiu a liderança do grupo em dezembro com o desafio de abordar essas questões no cenário internacional.
Lula apresentou uma proposta de Aliança Global contra a fome e à pobreza, estruturada em três pilares: compromissos nacionais, financiamento e apoio técnico. Ele também destacou a promoção de planos nacionais de transformação ecológica como parte do desenvolvimento sustentável.
O presidente criticou o atual modelo do Conselho de Segurança da ONU, FMI e Banco Mundial, instando instituições financeiras internacionais a reduzirem sobretaxas e aprimorarem o financiamento climático. Ele enfatizou a necessidade de uma alocação equitativa de recursos e um regime tributário justo.
O G20, que reúne as maiores economias do mundo, agora inclui a União Africana, totalizando cerca de 85% do PIB global e dois terços da população mundial.
*Com informações de O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.