417 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) está sendo investigado pela Polícia Federal por suspeitas de incitar ataques contra o ministro Flávio Dino. O número de telefone do ministro foi vazado, resultando em uma série de ataques de bolsonaristas no WhatsApp em maio deste ano. As informações são da coluna de Natália Portinari no UOL.
De acordo com os investigadores, Do Val teria divulgado o número de Dino em grupos de WhatsApp frequentados por bolsonaristas. Os autores dos ataques ao ministro já foram identificados e convocados para depor pela Polícia Federal, que busca descobrir a origem do vazamento.
O nome do senador foi mencionado por um dos investigados, mas a PF estava inicialmente considerando a possibilidade de que alguém estivesse se passando por ele em um grupo de mensagens. Do Val tem acompanhado as investigações e chegou a compartilhar uma notícia falsa de que um menor de idade teria sido convocado para depor.
Do Val chegou a compartilhar uma cópia da intimação do suposto suspeito menor de idade. No entanto, a pessoa citada tem 21 anos, ao contrário do que afirmou o senador.
Flávio Dino teve seu número de telefone vazado e foi alvo de ataques. O bolsonarista admitiu fazer parte do grupo em que o número foi vazado, chamado de "Grupo da Direita", mas afirmou que não se lembra quando começou a participar dele. Ele alega que o grupo pertence a "um grupo de adolescentes" e que sua participação tem o objetivo de incentivar os jovens a se envolverem na política.
A Polícia Federal está considerando encaminhar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao foro por prerrogativa de função do senador. Além disso, a corporação deve solicitar a inclusão de Do Val no inquérito das fake news por ter divulgado informações falsas sobre a convocação de um menor de idade para depor.
Do Val nega ter encorajado membros do grupo a atacar Dino e alega que não foi responsável pelo vazamento do número de telefone do ministro.
Com informações do UOL.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.