859 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
Durante a presidência brasileira do G20, uma proposta foi discutida para facilitar o acesso a recursos paralisados em quatro grandes fundos globais dedicados ao combate às mudanças climáticas. A embaixadora Tatiana Rosito, Coordenadora da Trilha de Finanças do G20, afirmou que a iniciativa brasileira recebeu amplo apoio dos membros do bloco.
Rosito destacou o consenso no G20 sobre a necessidade de desburocratizar e aumentar a eficácia dos fundos multilaterais climáticos, que juntos têm cerca de US$ 11 bilhões em recursos não utilizados. A proposta visa uma revisão independente destes fundos para melhorar a mobilização de recursos, tanto públicos quanto privados.
A embaixadora mencionou que na COP28 em Dubai, uma nota assinada pelos quatro fundos já apoiava a iniciativa brasileira. O G20, sendo um fórum influente com a maioria dos doadores desses fundos, é visto como o local ideal para implementar essas mudanças.
As reuniões do G20 também abordaram temas como o fortalecimento e a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, além de soluções para problemas de dívida em países pobres e de renda média. O presidente Lula enfatizou a importância de mecanismos de taxação internacionais para financiar o desenvolvimento sustentável na reunião do G20 em Brasília.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.