542 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, fez um apelo à comunidade internacional para que não interfira nas discussões diplomáticas sobre o território de Essequibo, que é alvo de uma disputa jurídica entre Guiana e Venezuela. Ela destacou a importância de manter a América Latina como uma zona de paz, livre de conflitos, e afirmou que os problemas da região devem ser resolvidos pelos próprios países latino-americanos, em conformidade com o direito internacional.
Zakharova elogiou a moderação e a disponibilidade dos chefes de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, em buscar uma solução diplomática para suas diferenças, enfatizando a inadmissibilidade da interferência externa nos assuntos da região. Ela expressou satisfação pelo entendimento mútuo alcançado pelos presidentes, que contribuiu para reduzir a tensão nas relações bilaterais e promover o diálogo em uma direção mutuamente satisfatória.
A disputa pelo território de Essequibo entre Venezuela e Guiana já perdura por mais de um século, e a área possui recursos significativos, como reservas de petróleo.
Com informações da Sputnik Internacional
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.