1232 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, superou as expectativas no penúltimo pregão de 2023, apesar de um início de sessão volátil e de baixo volume de negócios devido ao recesso de fim de ano. Contrariando a tendência inicial de queda, o índice reverteu para uma trajetória ascendente, renovando recordes de pontuações intraday e de fechamento pelo quarto dia seguido, atingindo a marca histórica de 134 mil pontos.
Ao final do pregão, o Ibovespa registrou 134.193 pontos, uma elevação de 0,49%, acumulando um ganho impressionante de mais de 22% no ano. Paralelamente, o dólar à vista apresentou uma leve alta de 0,22%, sendo cotado a R$ 4,8326, mas ainda assim registra uma queda de 8,4% em 2023.
No cenário local, a agenda econômica foi discreta, com os investidores atentos ao resultado primário do Governo Central e ao Relatório Mensal da Dívida Pública Federal divulgados pelo Tesouro Nacional. Além disso, aguardam-se novidades sobre um pacote de medidas alternativas anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para compensar a desoneração da folha de pagamento em 17 setores da economia.
Haddad planeja enviar o pacote compensatório ao Congresso até quinta-feira (28) e convocou uma coletiva de imprensa para discutir o assunto. Enquanto isso, investidores na Europa e em Nova York mantêm expectativas de que o Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos inicie a redução de juros em 2024, possivelmente a partir de março, o que influenciou um fechamento com altas modestas nos mercados internacionais.
Confira a movimentação do mercado aqui:
Com informações do Seu Dinheiro
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.