1071 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O programa Mais Médicos, sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alcançou um crescimento expressivo em 2023, com um aumento de 105% no número de profissionais atuando. Com 28,2 mil vagas preenchidas, o programa expandiu sua cobertura para 82% do território nacional, beneficiando cerca de 86 milhões de pessoas. Essa expansão incluiu a inclusão de 744 novos municípios, marcando um avanço significativo na assistência médica em áreas antes desassistidas.
Um destaque especial foi dado à saúde indígena, com todos os 34 distritos sanitários indígenas agora integrados ao Mais Médicos. No território Yanomami, por exemplo, o número de médicos aumentou de nove para 28, totalizando 977 novos profissionais dedicados à saúde indígena. Essa melhoria é um reflexo do compromisso do governo Lula com as populações historicamente negligenciadas.
O Ministério da Saúde apontou que, em edições anteriores do programa, houve uma taxa de desistência de 41% dos participantes, devido à falta de perspectivas profissionais. No entanto, desde a retomada do programa em 2023, novas oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento foram oferecidas, juntamente com incentivos e benefícios, reduzindo significativamente as desistências.
O Mais Médicos é considerado pelo governo federal uma estratégia crucial para a formação de especialistas em saúde no Brasil. A meta é que, nos próximos anos, cada equipe de saúde da família no país conte com um especialista. Atualmente, o Brasil possui mais de 50 mil equipes de saúde da família e mais de 10 mil médicos de família e comunidade, números que refletem o sucesso e a importância do programa.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.