Com a agenda cheia, Lula retorna de seu merecido descanso com decisões importantes a tomar

Portal Plantão Brasil
4/1/2024 10:40

Com a agenda cheia, Lula retorna de seu merecido descanso com decisões importantes a tomar

0 0 0 0

403 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por estender sua estadia no Rio de Janeiro após a virada do ano, adiando seu retorno a Brasília, que estava marcado para esta quarta-feira (3). Mesmo com o Congresso e o Judiciário em recesso, Lula tem em sua agenda decisões importantes e negociações pendentes, conforme aponta o jornal O Globo. Uma das decisões urgentes é a nomeação do novo ministro da Justiça, após a saída de Flávio Dino.

Segundo fontes próximas ao presidente, não há reuniões de trabalho programadas no Planalto para esta semana. No entanto, espera-se que Lula em breve enfrente questões críticas, como a formação do novo governo pós-Dino, a organização de um ato simbólico no Congresso Nacional contra os ataques antidemocráticos e a possível reestruturação ministerial.

Na próxima segunda-feira, um ano após os ataques golpistas de 8 de janeiro, Lula participará de um evento com governadores, parlamentares e empresários para reafirmar a força da democracia brasileira frente à tentativa de golpe dos bolsonaristas. Flávio Dino permanecerá como ministro da Justiça até o dia do evento, com sua substituição prevista para logo após. Entre os cotados para sucedê-lo estão Ricardo Lewandowski, Ricardo Cappelli e Marco Aurélio de Carvalho. Além disso, as eleições municipais e a insatisfação com membros do governo aumentam a pressão por uma reforma ministerial.

Lula também enfrentará desafios relacionados à Medida Provisória que propõe reonerar a folha de pagamento e limitar compensações. A MP, assinada por Lula e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai contra a decisão do Congresso de prorrogar a desoneração da folha até 2027. O presidente precisará de habilidade política para assegurar a aprovação da medida no Congresso, mesmo durante o recesso. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, avaliará a possibilidade de devolver a MP ao Executivo. Outro ponto de tensão é a lei de diretrizes orçamentárias, sancionada com veto ao calendário de emendas parlamentares.

Com informações do Brasil 247.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians